O Encontro

Data: 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2011

Lugar: Salvador de Bahía, Brasil.

Objetivos gerais:  dar visibilidade às contribuições sociais, culturais e econômicas que as comunidades afrodescendentes realizam na Ibero-América, ressaltar políticas públicas inclusivas e boas práticas, assim como debater estratégias de inclusão social dos afrodescendentes nos diversos contextos nacionais e suas contribuições ao desenvolvimento.
Finalmente, nosso objetivo é promover uma declaração que emane deste encontro e que marque uma agenda comum para os próximos anos, que contribua para uma inclusão plena destes milhões de cidadãos e cidadãs.

Participantes do Encontro: Estados Nacionais, Chefes de Estado (Ibero-Americanos, Africanos e Caribenhos), representantes de parlamentos, autoridades locais, organismos internacionais, representantes de movimentos sociais, artistas, intelectuais e líderes sociais.

Atividades prepapratórias: Anteriormente à realização do encontro em Salvador da Bahia, a SEGIB realizou uma série de atividades preparatórias, entre as quais:

  1. Reuniões de Juca Ferreira com os embaixadores ibero-americanos na Espanha, realizadas entre 12 e 23 de maio de 2011.
  2. Encontro Preparatório de Alto Nível com representantes ibero-americanos para a comemoração do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, realizado em 24 de maio de 2011 na sede da SEGIB.
  3. A realização de uma turnê por 12 países[1] onde foram realizadas 50 reuniões com autoridades nacionais e 9 workshops que contaram com a participação de autoridades, organismos internacionais e representantes de movimentos sociais afrodescendentes. Os workshops foram realizados em: Bogotá (Colômbia), São José (Costa Rica), Limón (Costa Rica), Valle del Chota (Equador), Managua (Nicarágua), Cidade do Panamá (Panamá), Lima (Peru), México DF (México) e Montevidéu (Uruguai), com o objetivo de receber as principais demandas da população afro, temas prioritários percebidos e participação no evento de Salvador da Bahia.
  4. Reunião Geral Preparatória em Salvador da Bahia em 16 de setembro de 2011,  de todos os parceiros.
Estrutura preliminar: No dia 16 foi realizado um encontro entre a sociedade civil e os movimentos sociais, e simultaneamente um fórum de juventude da OIJ, e um fórum da RIOOD.
Os dias 17 e 18 foram estruturados em três etapas: Manhã, tarde, noite. Na parte da manhã foram realizadas mesas de debate simultâneas sobre as temáticas que surgiram como as mais relevantes nos workshops preparatórios. Durante a tarde foram realizadas mais mesas de debate simultâneas e, à noite, realização de atividades culturais.
Paralelamente, foram organizados três eventos: o dia 18 o Seminário do Programa Ibero-americano do acesso a justiça (em afro-descendentes) organizado pela COMJIB; e os dias 17 e 18 o evento a herança africana no Brasil e no Caribe, organizado pela FUNAG.
Na parte da manhã do dia 19 foi organizado un Encontro de Alto Nívelpresidido por Dilma Rousseff, que inclui a presença de quatro Presidentes, Ministros e representantes de Estados Ibero-Americanos e Africanos, que adotou a Declaração de Salvador.  
 

 [1] Os países foram: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, e Uruguai.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s